quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais Matemática que Scratch (Sessão 23)

Urgências que ditaram formação de grupo de trabalho para avançar na Matemática.
Quem quis aderiu, quem desejou foi para os computadores. Todos trabalharam afincadamente... embora sem publicações.

A reportagem é da Débora.



sábado, 24 de abril de 2010

A animação do costume.... (Sessão 22)

Mais uma sessão animada de Scratch. A Débora pediu a máquina e encaregou-se da reportagem (é por isso que agora até a professora aparece nas fotos!).

A Madalena publicou o seu excelente projecto sobre expressões numéricas (criadas especificamente para terem o resultado coincidente com o número de lados do polígono sobre o qual estão escritas. Foi um projecto complexo que numa fase posterior contou com o apoio do FFred para optimizar alguns aspectos.


Scratch Project

Depois, ela e mais alguns alunos, foram desafiados a criar rosáceas a partir de motivos desenhados por si... tentando descobrir primeiro a relação entre o número de vezes que deveria ser registado no comando repete e o ângulo de rotação do motivo... Depois de alguma reflexão.... de compreenderam que uma volta completa poderiam ser, por exemplo, quatro rotações de 90º... lá chegaram aos 360º. A partir daí exploraram-se algumas combinações possíveis de factores que permitissem obter o 360º... Ainda nada se publicou, porque foi um trabalho apenas iniciado e que ainda precisa de muito caminho...

A Kanoxa explicou-me o que pretende fazer... quando quisemos descarregar um projecto para recolher informação, descobriu que esqueceu pela segunda vez os dados da sua nova conta... Ficou de procurar em casa os ditos... para não termos de criar uma terceira conta...

O Tiago e a Sara iniciaram e concluiram um projecto simples mas engraçado (é preciso corrigir o erro do título).

Scratch Project




O Tomás continuou o seu projecto "Labirinto"... e foi-lhe passada toda a informação de apoio deixada pelo FFred (a ele e à Carol).


Pelo meio... o Benny e o Bruno trabalhavam (primeiro tempo) na Matemática - espaço dedicado ao apoio para esclarecimento de dúvidas e recuperação.





Quando acabaram o trabalho na Matemática... lá foram, "Scratchar"... A ideia era fazer um cartão para o dia da Mãe. E não foi fácil aprender finalmente como desenhar uma linha curva... no local certo... para desenhar um coração.
Quando chegou a hora de publicar... nem o Bruno nem o Benny se lembram dos dados das respectivas contas... Teremos de aguardar...

Como na aula de Matemática estivemos de volta dos volumes, foi sugerido que se criasse um projecto sobre o tema.
Já está em construção...


A Cati e a Best fizeram um projecto simples mas engraçado, simulando uma página de um blog...

Scratch Project


Já o Rodrass e o Manel fizeram um projecto simples sobre paintball...


Scratch Project

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sessão 21 inviabilizada...

Uma ameaça de bomba.
(A sessão terminou mal havia começado...)