quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Halloween e Matemática - Sessão 4

A febre das bruxas andou hoje à solta nesta sessão. Mas também continuaram a ser elaborados os dois projectos de Matemática iniciados na sessão anterior. As meninas que redigiram o texto para utilizar no projecto foram para outra sala gravar as vozes num portátil, o Tomás e o Luís avançaram no seu projecto. O Fred esteve presente e, mais uma vez, foi uma valiosa ajuda, promovendo o avanço no conhecimento de comandos de programação mais complexos que permitirão maior interactividade no projecto em torno do cálculo do perímetro de uma figura (envolvendo o recurso ao cálculo do perímetro de um círculo).

Uma sessão  intensa e produtiva.








quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Serena, mas produtiva - Sessão 3

Menos projectos, mas mais elaborados, revelam a maturidade e persistência dos alunos veteranos... Claro que isso significa menos publicações, mas a ideia não é publicar muito... é publicar conteúdos com qualidade.


Os três alunos novos já têm as suas contas no portal Scratch SAPO. A Isis viu pela primeira vez na Internet um projecto seu (feito com a Pipoca na sessão passada). Alegria grande e brilho nos olhos.


Como a seguir havia ficha de avaliação de Matemática, alguns alunos optaram por estudar e rever mais alguns assuntos.


Alguns sons do dia:






Algumas imagens do dia:




sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acelerando (e com o Avô Fred presente) - Sessão 2

Mais uma sessão animada. Dois projectos publicados e vários a caminho. Os três alunos novos (que estão apenas na 2ªsessão de contacto com a ferramenta) trabalham com pares e é assim que vão recebendo a formação necessária. A professora não tem ajudado, porque anda a correr de um lado para o outro. Mas nestas coisas da aprendizagem... é muito importante que os veteranos treinem a competência de explicar e passar conhecimentos a outros... treinem a solidariedade e ajuda mútua.
Hoje foi um dia especial (como serão quinzenalmente outros dias): o nosso Avô Fred veio ajudar-nos com todos os seus conhecimentos e gentileza. Um privilégio que não nos cansamos de agradecer. :)

Teremos agora de construir contas novas para poderem partilhar os seus projectos. Será o passo seguinte.

Partilhamos hoje um vídeo simples (sim... sabemos... as condições não são as melhores e é tudo um imenso improviso...) onde podemos escutar a conversa do Ruben (novo aluno), J Tiago e Rodrigo (enquanto resolvem problemas no seu projecto) e as descobertas do Renato e de um dos novos alunos da turma, o outro Tiago.



Projectos publicados:

Scratch Project

Scratch Project




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

De volta à acção! (Sessão 1)

Primeira sessão deste ano lectivo. Resolver alguns problemas com certos PCs e mãos à obra que a saudade era muita!

Concluídas as inscrições definitivas (22 para já), os alunos avançaram em projectos novos e, a pedido, com a Matemática no horizonte dos temas.

A Débora tinha saudades de fazer as reportagens e pediu a máquina. São dela as primeiras fotos do Clube

Bem-vindos!