quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Scratch attacks again! (Sessão 1)


Alucinante...

Este ano o Clube terá uma única sessão semanal de três tempos...
Na verdade estão marcados dois apenas. O último ofereço eu à escola para poder garantir que os alunos de uma das turmas conseguem ter dois tempos seguidos (aqueles alunos que têm aula de EMRC no primeiro tempo da sessão) e para poder acolher, também, os pioneiros do Scratch e os alunos da Geração Best (agora todos no sétimo ano) que virão, sempre que possível, apoiar como monitores o trabalho dos mais pequeninos. Temos três membros de outra turma (todos os membros efectivos são do 5.º ano, faltando ainda inscrever uns três).

No final das contas devemos chegar a (quase) 30. Sim, a loucura completa. Estiquei o limite até ao (im)possível... Não são sessões nada simples e é preciso muita energia, ginástica e voz. A maioria passará a tarde comigo: das 13:30 às 17:45, sem interrupção: Matemática primeiro e Clube depois... Espera-nos um ano cheio de desafios!

Hoje aprendemos a instalar o Scratch SAPO nos computadores, demos os primeiros passos no desenho, movimentos e houve oportunidade para algumas descobertas.
A certa altura, quis explicar ao R. como programar um objecto para regressar ao seu lugar original... Dizia-lhe eu: Estás a ver aqui estes valores... e as letras x e y... Ele logo de seguida: Mas isso são as coordenadas! Eu tenho lá em casa um jogo que tem coordenadas! Ficámos os dois contentes! E combinámos que depois me ajudaria a passar essa informação aos colegas (em certos momentos, quando necessário).
(Bom ver como relacionam as aprendizagens que vão fazendo em diferentes espaços... e perceber que temos tanto caminho pela frente!)
Noutro recanto lá descobrimos como usar imagens da internet nos projectos... Entusiasmo grande e bonitas figuras.
No computador onde estava o projecto com o rapper, as meninas queriam colocá-lo a rodar... Vira um certo ângulo... Oh... mas assim não dá! Tem de se fazer à mão! Lá se introduz um controlo para sempre com 1 segundo de intervalo... Ohhh está tão lento... Ai sim? Então 1 segundo é muito tempo! Como reduzir para um número mais pequeno que um? Provoco a reflexão matemática. Alguém escreve zero... Não funciona. Ohhh... não dá. Pergunto... Então? Que números conseguem arranjar entre o um e o zero? A B. baixinho... assim.... por exemplo as décimas? Vamos experimentar?
Escrevem 0,5... Ainda lento... Escolheram o 0,2... e ainda passaram o ângulo de 15 para 20 graus sem eu ter sequer sugerido tal. Quando lá regressei, o rapper rodava alegremente... os sapinhos do júri diziam muitas coisas e um deles dava voltas de contentamento imitando o movimento do rapper.
Gravei o projecto na pen a pedido do grupo.

Alguns foram pedir aos pais para ficar os três tempos seguidos, e regressaram... Outro ficaram tristes por ter de partir ao segundo tempo, mas vão tentar ficar mais uma hora com autorização dos Pais.
O trabalho em equipa começou logo a surgir. Levantavam-se e iam pedindo ajuda uns aos outros para queimar algumas etapas. A equipa a formar-se.
Grande entusiasmo na primeira sessão. É assim que queremos continuar!
Bem-vindos!

Sem comentários:

Enviar um comentário