quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alucinante! (Sessão 5)

Scratch Project



Começamos às 13:30 com Matemática... 90 minutos, aos quais se seguem sem interrupção, para mim, cerca de duas horas e meia de Clube... Estou quatro horas seguidas sem intervalo imersa no entusiasmo imenso que os vai tomando nas aventuras com o Scratch... Aos meus alunos e a mais alguns que aceitei integrassem o Clube, nesta altura a rebentar pelas costuras... (a última hora é dada voluntariamente, para que o trabalho renda mais, sobretudo para os que só podem chegar às 16. Em boa verdade... eu sairia às 16:45... mas fico com eles até quase às 18 com prazer para não quebrar este crescendo de alegria das conquistas e aventuras de crescer e aprender). Se saio da sala como se tivesse corrido uma maratona? Sim... Exercício muito intenso...

Hoje lá se continuaram a criar contas (ainda faltam uns quantos) mas algo está a mudar. Alguns alunos começaram a trazer projectos feitos em casa... e alguns, entre uma sessão e outra já publicaram... (muitos projectos simples, algumas breves explorações e variações do tema do futebol de que são fãs... outros desportos). O vírus Scratch começa a espalhar-se.
O V. disse que estava "viciado" e gostava muito de construir projectos em casa... o B. depois de publicar perguntou se em casa podia fazer... e publicar. Claro que podes! Tenta ter atenção aos erros ortográficos! É que estou mesmo a ficar entusiasmado... (passou inicialmente por alguma desmotivação, por sentir que não conseguia avançar).

Também hoje, durante a sessão, foram publicados projectos e alguns já sofisticados (há um grupo que está sempre em busca de novos comandos e aventuras complexas).
Outros continuam a explorar e aguardam um tempinho para criarmos o seu cantinho lá no Sapo Scratch... Eles são tantos e a velocidade é tão intensa... e os pedidos são muito mais do que a possibilidade de lhes dar resposta! Mas pronto... Já perceberam que têm de ter paciência... que a vida é mesmo assim e é preciso aprender a lidar com as dificuldades. Ajudam-se mutuamente, o que é bonito de ver, e vão passando testemunho.

Ainda passaram pela sala duas Mães (é tão bom!) que queriam ver com os seus olhos o mundo de que os alunos falam (aproveitaram uma vinda para estar com o Director de Turma e espreitaram... sendo convidadas a entrar e a conversar um bocadinho, a conhecer o que os seus meninos ali fazem e a aprender como os ajudar).

Hoje temos registos vídeo de três momentos (muitos mais existiriam... mas não se consegue registar tudo) e divulgamos muitos dos projectos publicados pelos alunos. Terei de arranjar tempo para ir colocando ali ao lado links para os seus recantos no Scratch... Tempo... pois...
Onde anda ele?



Projectos... (as suas primeiras aventuras!)



Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project
Scratch Project
Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Sem comentários:

Enviar um comentário